Macacão, bigode, boné, encanamento. Some tudo isso. Sim! É Mario Bros! Ou melhor, 30 anos dele!
Por anos você se encantou e ainda se encanta com seus jogos, com a magia de tornar algo tão simples em um fenômeno de sucesso e de carisma.
Esse é o encanador que até hoje, tem em sua biblioteca de jogos, o mais vendido de todos os tempos.
Ele não é galã, não faz o tipo de herói, mesmo assim, fantástico! Esse é Mario, é Luigi, é Peach, é Toad, é Goomba, é Yoshi, é Koopa, é Donkey Kong... Esse é Mario. Super Mario... Obrigado Nintendo.
E não devemos esquecer que além de Jumpman (primeiro nome de Mario Bros) Donkey Kong também está completando seus 30 anos e graças ao gorila, Mario Bros ganhou vida. Parabéns Donkey Kong!
O vídeo abaixo é um medley feito por um fã do Japão e que além de maravilhoso, retrata em seus quase 19 minutos, a grandiosa história de Mario Bros com canções que você conhece e gosta com certeza!
30 Anos de Mario Bros
Em 1983 a Nintendo separava o “vilão” de Donkey Kong do jogo do gorila e presenteava os gamers com o primeiro jogo do encanador bigodudo mais famoso do mundo.
Foi o início de uma saga que até hoje encanta e faz sucesso, porém, numa comparação geral, poucos jogadores sabem que esse foi o primeiro game de Mario e Luigi.
Esse jogo trás Mario (e Luigi no segundo controle) dentro de um sistema de tubulação eliminando pragas que causam problemas.
Koopa? Flor? Goomba? Estrela? Ainda não existiam, contudo, devido a esse clássico, muita coisa aconteceria dois anos depois em Super Mario Bros no NES/Famicom, mas essa será uma história para outra oportunidade.
As fases são repetitivas, ou seja, o jogo não possuí final. Apenas sua dificuldade aumenta e alguns inimigos ficam mais fortes.
A obra prima foi criada por, Shigeru Miyamoto e Gunpei Yokoi que investiram no personagem antes chamado de “Jumpman” e que até hoje, colhem bons frutos com as muitas sequências do jogo original.
Para se ter idéia, só a versão de Mario Bros para o Famicom vendeu mais de um milhão e meio de cópias!
Poster de Mario Bros
As diversas criaturas que saem dos canos são derrotadas quando Mario ou Luigi atingem por baixo a plataforma em que elas estão andando ou pulando.
Com isso, viram de cabeça para baixo e então devem ser chutadas pelos encanadores.
Caso sejam viradas e não chutadas, voltam mais rápidas e perigosas assim como a ultima criatura restante que também já aparece assim.
Após um tempo sem atividade ou nas fases mais avançadas, uma esfera de fogo aparece e circula na tela dificultando ainda mais a ação dos jogadores.
Para ajudar, o famoso bloco “POW” serve para derrubar todos os inimigos ao mesmo tempo. Seu uso é limitado.
Confira algumas imagens de Mario Bros
Mario Bros teve versões para arcades, Nintendo/Famicom (também em Super Mario Bros 3 como mini game), Atari 2600, Atari 5200, Gameboy Advanced (em versões remakes dos clássicos de Super Mario Bros 2, 3, World e Yoshi Island), Nec PC-8801 (essa versão alternativa criada pela Hudson Soft), no Nintendo Game Cube (como opção secreta do jogo Animal Crossing) no Nintendo Wii (pelo Virtual Console) e no Commodore 64 através da Ocean Soft em 1987.
É um jogo indispensável para qualquer fã do bigodudo.
Se você não conhecia, jogue-o, caso sim, jogue novamente para relembrar e se divertir!
Mario Bros
|
Gostou dessa dica ? Então assine nosso blog via RSS ou Email Visite nosso amigos, faça parte do nosso Twitter. |
Seja o primeiro a comentar !