1

Descubra como usar o VirtualBox pelo navegador a partir de qualquer PC!

Com este tutorial, você usará todos os recursos do VirtualBox a partir de qualquer navegador


No mundo corporativo, quase tudo envolvendo servidores é feito de forma remota; isso ocorre pois as máquinas ficam acondicionadas em data centers protegidos e climatizados especialmente para mantê-las em funcionamento. Com esta estratégia, os administradores usam uma série de ferramentas e dispositivos remotos para reiniciar, manipular e até mesmo formatar os sistemas.
E se você pudesse fazer a mesma coisa com as suas máquinas virtuais do VirtualBox? Pois saiba que não é muito difícil de fazer e ainda oferece ótimos resultados. Com os passos indicados neste tutorial você poderá criar, pausar e ligar máquinas virtuais ou então gerenciar configurações e aplicar snapshoots a partir de qualquer PC conectado à sua rede.

É possível usar a máquina virtual pelo navegador, além de mexer em suas configurações
Você pode estar imaginando: "Parece muito bom para ser verdade, como isso tudo funciona?". Bom, um desenvolvedor criativo e habilidoso resolveu aproveitar um recurso nativo do VirtualBox, para conexão remota via Web e RDP, e construiu um pequeno sistema em PHP para servir como interface para estes recursos; disponibilizando assim o controle do VirtualBox pelo navegador.

Preparando o VirtualBox

1. Baixe e instale o VirtualBox, caso ainda não o tenha.
2. Baixe o pacote de recursos adicionais do VirtualBox no link VirtualBox Extension Pack. Terminado o download, clique duas vezes sobre o arquivo para começar a instalação.
3. No VirtualBox, confirme que deseja instalar o pacote de extensão clicando em "Instalar".


4. Observe se a mensagem de sucesso da instalação realmente apareceu, conforme a seguir abaixo.


Servidor Web

Neste passo pode ser usado qualquer servidor PHP, desde que tenha a extensão php_soap.dll instalada. Para evitar problemas e ajudar aqueles que ainda não possuem um servidor PHP configurado, vamos usar o instalador WampServer Em português. Com esta ferramenta, você terá em questão de segundos um servidor Apache com PHP, MySQL e phpMyAdmin totalmente instalados e configurados.
1. Instale o servidor WampServer Em português com as configurações padrão.
2. Quando surgir a janela "Please choose yout default browser...", indique o executável de seu navegador preferido. Conforme imagem abaixo, escolhemos o Firefox.

3. Caso surjam avisos em seu Firewall ou na ferramenta padrão do Windows solicitando permissão para o Apache, confirme as permissões.
4. Ao término da instalação do WampServer, o servidor entrará automaticamente em execução e deixará seu atalho próximo ao relógio do Windows. Talvez você tenha que clicar na pequena seta para cima e expandir a visualização dos atalhos.


5. Clique sobre o atalho do WampServer, com o botão esquerdo mesmo, e siga pelo item de menu "Apache", depois clique na opção "httpd.conf". Isso abrirá uma janela do bloco de notas com o documento carregado.


6. No documento, encontre o trecho "<Directory "c:/wamp/www/">". Mais abaixo deste trecho, troque o número "127.0.0.1" pela palavra "all" e salve o documento, conforme imagem abaixo. Isso fará com que o seu servidor web esteja disponível para qualquer dispositivo que tenha acesso ao seu PC, incluindo é claro, as máquinas de sua rede interna.


7. Clique novamente no atalho do WampServer, siga pela opção "PHP" e acesse a subpasta "extensions". Nesta última pasta no menu, clique na opção "php_soap", tal como na imagem abaixo.


8. Clique novamente no atalho do WampServer, depois clique na opção "Restart All Services". Assim, as alterações nas configurações já passam a valer imediatamente.


9. Para testar o servidor WampServer, ainda sem o sistema PHP do VirtualBox instalado, acesso o endereço "127.0.0.1" pelo navegador da própria máquina, ou então o endereço IP desta máquina em alguma outra da rede.


Preparando o phpVirtualBox

1. Baixe o arquivo compactado phpVirtualBox, descompacte o conteúdo e acesse a pasta gerada.
2. Observe, que foi gerada uma pasta "phpvirtualbox-4.1-7" dentro da outra; renomeie esta interna para algo mais fácil de digitar. No exemplo, usaremos o nome "vbox", que é o mesmo usado para acessar o endereço local da ferramenta no navegador.


3. Acesse o conteúdo da pasta "vbox" e certifique-se de que ela realmente possui o sistema PHP. Se estiver tudo certo, conforme a imagem abaixo, volte no Windows Explorer até ver a pasta "vbox" e copie;


4. Clique no atalho do WampServer e depois na opção "www directory", para acessar a raiz de do servidor Web Apache;


5. Cole a pasta "vbox", do passo 2 dentro desta passa "www" assim como na imagem abaixo;


6. Acesse a pasta "vbox" na localização atual e renomeie o arquivo "config.php-example" para apenas "config.php";


7. Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo "config.php" e indique a opção "Abrir". Se você já tiver um editor de código PHP, é provável que ele abra o arquivo. Do contrário, marque a opção "Selecionar um programa...", selecione o "Notepad" e clique no botão "Ok".


8. No arquivo aberto para edição, troque o item 'vbox' pelo nome de usuário que será usado no Windows, e o item 'pass' pela senha deste usuário. É indispensável ter um usuário administrador configurado com senha no Windows para a ferramenta autenticar e funcionar; portanto, se ainda não tiver, crie e insira as suas informações neste campo.

Sugestão: crie um usuário administrador apenas para logar o VirtualBox.
9. Salve o arquivo depois de inserir o usuário e a senha correta do Windows, e feche o Bloco de notas.

O acesso

1. Abra o menu "Iniciar", encontre o atalho do VirtualBox, clique sobre ele com o botão direito do mouse e selecione a opção "Propriedades".


2. Clique no botão "Abrir Local do Arquivo", para acessar a pasta de instalação do VirtualBox.


3. Encontre e execute o arquivo "VBoxWebSrv.exe". Para facilitar no futuro, clique sobre o arquivo com o botão direito do mouse, siga até a opção "Enviar para" e indique "Área de Trabalho". Assim você poderá iniciar o serviço Web do VirtualBox facilmente.


4. Digite em seu navegador o endereço "http://127.0.0.1/vbox" e aperte "Enter" para acessar o sistema PHP. O login padrão é usuário "admin" e senha "admin" sem aspas (pode ser alterado no arquivo do passo 7 do processo anterior) ou pela própria ferramenta depois.


5. Se tudo deu certo, você receberá a maravilhosa tela a seguir. Observe que é praticamente idêntica a da própria interface padrão do VirtualBox.


6. Para traduzir a interface Web do VirtualBox, clique na opção de menu "File" e siga até "Preferences". Clique na opção "Languages", indique o idioma "Português (Brasil)" e clique no botão "Ok".


7. Para habilitar o uso de uma máquina virtual através do sistema Web, clique com o botão direito sobre a VM que deseja e indique a opção "Configurações". Caso ainda não tenha uma máquina virtual, é possível criá-la através da própria interface Web.


8. Clique na opção "Monitor" e depois sobre a aba "Tela Remota". Marque a opção "Habilitar Servidor", assim será possível usar a máquina virtual pelo navegador e também através do protocolo RDP, de acesso remoto.

Caso queira permitir o acesso de várias pessoas ao mesmo tempo a uma máquina virtual, marque também a opção "Permitir Múltiplas Conexões".

9. Selecione a máquina virtual, configurada no passo 7 e 8, clique no botão "Iniciar" lá no topo do navegador.


10. Clique na opção "Console", no canto superior direito da tela.


11. Escolha a resolução que deseja usar para visualizar a VM no navegador, depois clique em "Conectar".


12. Agora você pode usar tranquilamente a máquina virtual, a partir de qualquer computador de sua rede, como se estivesse sentado à frente da máquina física.


13. Para evitar problemas e bugs, prefira sempre usar o botão "Abrir em janela separada". Assim a tela da máquina virtual será aberta em uma nova janela, do contrário a ferramenta não permitirá a realização de todos os comandos disponíveis.

Mais além

Com tudo funcionando, você poderia pensar: "Será que eu conseguiria acessar pelo meu smartphone, já que está rodando pelo navegador?" A resposta é:

*Samsung Galaxy W, Android 2.3.3
Apenas uma notícia ruim, como o servidor Web embutido no VirtualBox ainda usa o plug-in do Flash, a manipulação da máquina virtual funcionará apenas em dispositivos Android com o player instalado; dispositivos Apple, nem pensar.

Dicas

1.  Para acessar as máquinas virtuais através da Internet, estando elas em sua casa ou empresa, basta configurar seu roteador para mapear as portas 80 e 3389 para a máquina com as VMs instaladas. Contudo, é recomendado que a porta padrão seja alterada, antes de disponibilizar na Internet, evitando que sua rede se torne alvo de invasões simples.

2. A máquina rodando o phpVirtualBox precisa das seguintes portas liberadas: 80, 3389 e 18083. Todas elas são usadas para a comunicação entre o VirtualBox, seu serviço Web (VBoxWebSrv.exe) e o servidor Apache (com o phpVirtualBox).

3. Antes de implementar esta técnica em sua empresa ou com máquinas virtuais criticas, homologue o ambiente por um bom tempo. Pois nem o Superdownloads, o desenvolvedor do sistema PHP ou a própria Oracle (VirtualBox) se responsabilizam por eventuais danos.

4. Em caso de problemas, certifique-se de que o seu navegador já possui o Adobe Flash Player Ouro No ranking semanal instalado.

 5. Caso a máquina com as máquinas virtuais seja dedicada a estas tarefas, é recomendado programar o WampServer e o VBoxWebSrv.exe para abrirem junto com o Windows. Outra forma, é criar um script para abrir os dois programas ao mesmo tempo




Eu Vi Aqui:   Original por Felipe Augusto Cavalcante em 10/Ago/2012


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious

Gostou dessa dica ? Então assine nosso blog via RSS ou Email
Visite nosso amigos, faça parte do nosso Twitter.

1 Comentário

Victor disse...

Olá, boa noite..
Primeiro gostaria de parabenizar e agradecer pelo post, vai ser muito útil assim que conseguir tudo certinho..

Porém, estou tendo o seguinte erro:
Será que poderia me ajudar?

Existe algum email para que eu possa entrar em contato para tirar minha dúvida?
Estou tendo um erro de login com o WebSv

Agradeço desde já,
Obrigado,

Victor França

Copyright Vish Oia Ai Mah!!: Descubra como usar o VirtualBox pelo navegador a partir de qualquer PC! | Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão Topo da Pagina!!!