Detonamos a dica que pretende melhorar a velocidade de boot em sistemas multiprocessados
Existe uma dica que circula pela internet que pretende entregar maior velocidade de boot em sistemas multiprocessados (ou em sistemas com processadores de múltiplos núcleos).
A alegação é que o Windows utiliza apenas 1 núcleo para efetuar o boot do sistema e que há uma maneira de "forçá-lo" a utilizar todos durante a inicialização.
A FALSA DICA
Para que você saiba sobre o quê exatamente estamos falando, vamos reproduzir o passo a passo que ensina como fazer este "milagre". Segue:
01. Pressione [WINDOWS]+R e digite "msconfig". Pressione [ENTER].

02. Clique na aba "Inicialização do Sistema" e, em seguida, "Opções avançadas...".

03. Em "Número de processadores", selecione o número máximo de núcleos disponíveis. (No nosso caso, são 2 apenas).

04. Confirme as alterações e "desfrute" de um sistema "muito mais rápido"!
Por que a dica não funciona?
Quem originalmente elaborou a dica cometeu um erro crucial de avaliação: subentendeu que a caixa de diálogo serve para "ativar" o número de processadores existentes no sistema quando, na realialidade, serve para "limitá-los".
"Número de processadores. Limita o número de processadores usados em um sistema com vários processadores. Se a caixa de seleção estiver marcada, o sistema inicializará usando somente o número de processadores na lista suspensa."
O Windows, por padrão, utiliza TODOS os núcleos do sistema. A opção de limitar este número existe quando se deseja fazer um "check up" da máquina quando a mesma está apresentando problemas de boot. Por exemplo: alguns "overclockers" costumam limitar o número de núcleos durante o boot para evitar "reboots" em máquinas operando em condições de frequencia extrema. Outros usuários, após instalar algum programa conflitante, utilizam a opção para verificar a compatibilidade de tal programa com sistemas multiprocessados.
Para conhecer outros mitos, visite:
![]() ![]() |
Gostou dessa dica ? Então assine nosso blog via RSS ou Email Visite nosso amigos, faça parte do nosso Twitter. |