Impacto da aplicação da dica é nulo. Entenda o porquê.
O QoS (Quality of Service) é uma tecnologia utilizada para dar prioridade a um tipo de tráfego ou programa que opera em uma conexão de rede. A ideia é que serviços ou programas prioritários tenham uma reserva mínima de banda para poderem operar sem falhas.
Esta tecnologia está incorporada ao Windows desde a versão 2000. Porém, uma possível má interpretação da ajuda do "Editor de Diretiva de Grupo" pode ter levado muitos usuários a entender que o sistema estava a limitar a largura de banda de rede à 80% de modo que os 20% restantes pudessem ser reservados ao serviço QoS.

Erro de interpretação da ajuda do serviço pode ter ocasionado a disseminação da falsa dica
Por que a dica não funciona?
O QoS irá consumir banda apenas se algum programa fizer solicitação de prioridade, caso contrário, por padrão, 100% da largura de banda da conexão de rede permanecerá disponível no sistema. Normalmente, aplicativos que fazem uso do serviço são de streaming de áudio e vídeo, e necessitam desta prioridade para garantir a fluidez dos dados transmitidos.
Existe, no site de suporte da Microsoft, um KB (Knowledge base) específico sobre a questão. Ele é bastante claro a respeito da polêmica gerada pela falsa dica. No caso, o KB remete ao Windows XP, mas serve para todas as versões do Windows que implementam a tecnologia.
Para saber mais sobre ele, visite: kb316666
Erramos
A falsa dica é tão amplamente divulgada na internet que, até mesmo nós aqui do SD, caímos na armadilha. Recentemente, publicamos algumas dicas de Windows e esta, sobre o QoS, era uma delas.
Pedimos, humildemente, desculpas pela publicação desta dica, utilizando este artigo para nos retratar a respeito do assunto.
Conclusão
Mito detonado! Desativar o QoS não vai fazer com que sua conexão de internet fique mais rápida!
![]() ![]() |
Gostou dessa dica ? Então assine nosso blog via RSS ou Email Visite nosso amigos, faça parte do nosso Twitter. |