Algumas dicas de desempenho se tornam tão famosas que terminam ganhando lugar, até mesmo, em programinhas de ajustes, os chamados "Tweakers". Existem dezenas deles espalhados pela Internet. Em muitos deles, você encontrará o ajuste referente a alteração de registro que força as DLLs a serem descarregadas da memória assim que um programa é fechado.
A alegação é que a referida chave de registro ajuda a fechar rapidamente estas DLLs que, de outra forma, permaneceriam na memória mesmo após o encerramento do programa que as utilizou, liberando, consequentemente, mais memória e melhorando a performance geral do computador.
Analisamos cuidadosamente esta dica que promete acelerar o desempenho do Windows. Confira!
A FALSA DICA
Antes de começarmos a detonar mais este mito, vamos mostrar a dica conforme ela se apresenta na maioria dos sites que a publicam.
01. Pressione <[WINDOWS]+R> e digite "regedit". Pressione <[ENTER]>

02. Com o editor de registros aberto, procure pela chave: [HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer]

03. Adicione um valor DWORD (32 bits) chamado "AlwaysUnloadDLL" e configure seu valor para 1. Isso "forçará o Windows a remover as DLLs da memória imediatamente, liberando recursos valiosos para o sistema".

04. Reinicie o computador
Por que a dica não funciona?
O que esta dica faz, na verdade, é desativar um sistema de cache. Se o Windows mantém DLLs carregadas na memória RAM, então, isso significa que elas estarão disponíveis imediatamente para a próxima aplicação que for utilizá-la. Desativar isso, fará com que o Windows tenha que,
constantemente, recarregá-las a partir do disco rígido, que é um mecanismo infinitamente mais lento do que a memória RAM. Então, é lógico dizer que, em algumas situações (naquelas em que as aplicações utilizam as memas DLLs) a dica fará com que seu computador fique mais lento!
Fora isso, existe um outro problema: a chave "AlwaysUnloadDLL" é aplicável apenas a extensões do Explorer, e não a todas as DLLs do sistema.
Por fim, a dica só é efetiva para versões do Windows anteriores a 2000! Existe um documento da Microsoft que é bem claro em relação a este detalhe.
Conclusão
A dica só é efetiva para sistemas muito antigos (Windows 2000 ou inferior) e, mesmo que funcionasse para o propósito alegado (acelerar o Windows), ainda sim cairia em um problema conceitual: leitura desnecessária do disco rígido para recarregar DLLs encerradas prematuramente.
Mito detonado!
![]() ![]() |
Gostou dessa dica ? Então assine nosso blog via RSS ou Email Visite nosso amigos, faça parte do nosso Twitter. |