
Um clássico que pelo que eu me lembro, passava na SBT. Foi um desenho desenvolvida pelos mesmos criadores de Thundercats, e seguia na mesma linha de “pessoas meio animais”, mas com um estilo mais futurístico.
SilverHawks (ou Falcões de Prata) foi uma série televisiva de animação desenvolvida por Rankin / Bass e distribuída por Lorimar-Telepictures em 1986. A animação foi produzida por Pacific Animation Corporation, em conjuto a estúdios japoneses, incluindo Topcraft, um grupo que mais tarde viria a formar o Studio Ghibli. No total, 65 episódios foram feitos. Ele foi criado como um espaço vinculado equivalente de suas séries anteriores, ThunderCats.
Como foi o caso de ThunderCats, SilverHawks também foi lançado em história em quadrinhos pela então Marvel Comics, logomarca da Star Comics.
Atualmente, a Warner Bros (que comprou Lorimar em 1989) detém os direitos de Silverhawks.
Quando a série clássica de ThunderCats conquistou milhares de fãs entre os anos de 1985 a 1990, a Rankin/Bass, o estúdio responsável pela animação da franquia, resolveu enveredar de vez pelo ramo de histórias de super-heróis.
É nesse contexto que surge o grande SilverHawks, que assim como ThunderCats, teve seus quadrinhos publicados sob o selo Star Comics da aclamada Marvel. A sua série animada contém 65 episódios compilados em uma única temporada que foi exibida no ano de 1986. Com distribuição da Lorimar - Telepictures e produzido pelos estúdios Pacific Animation Corporation e Topcraft (precursor do renomado Studio Ghibli), SilverHawks é uma franquia que cativou muitas gerações desde suas primeiras exibições até suas diversas reprises.
O enredo de SilverHawks possui muito da fórmula adotada por ThunderCats, mas isso não faz com que a série perca sua originalidade. Na história, o Monstro Estelar é um cruel chefe da Máfia Interplanetária que almeja a tirania para a dominação de toda a galáxia. Cabe aos SilverHawks, soldados militares com implantes robóticos, seguir até a Galáxia do Limbo para destruir os planos do vilão e todo o seu bando. Sendo o cenário composto por diversos confrontos espaciais, intrigas e conspirações, SilverHawks também nos apresenta um leque de personagens peculiares e carismáticos que demonstram suas personalidades de forma incrível, o que contribuiu para que todas as crianças que tiveram contato com a série se apegassem aos heróis e vilões logo entre os primeiros episódios.
Atualmente, SilverHawks não é mais exibido (apesar de ter passado um bom tempo com grande repercussão e aceitação no Brasil) e teve seus direitos comprados pela Warner Bros. Bonequinhos, Action Figures, jogos de tabuleiro e até pijamas, foram apenas alguns frutos do poderoso merchandising que a franquia se encontrava envolvida.

Confira a abertura clássica da animação:
Fonte: Wikipedia
![]() ![]() |
Gostou dessa dica ? Então assine nosso blog via RSS ou Email Visite nosso amigos, faça parte do nosso Twitter. |