0

O surgimento dos Cosplayers

Oie, hoje vim falar pra vocês sobre um pouco desse mundo que tanto me fascina. ~ Cosplay ~

A denominação COSPLAY é recente, este tipo de fantasias é originalmente conhecido como MASQUERADE e NÃO FOI CRIADO NO JAPÃO!

O primeiro cosplay conhecido foi criado por Forrest J. Ackerman em 1939 durante a primeira Worldcon (Convenção Mundial de Ficção Cientifica). Na  companhia de  Myrtle R. Doulgas, ele criou uma indumentária chamada "futurecostume" enquanto ela criou uma versão de um vestido usado no filme Things to Come de 1936.


Forrest e Myrtle

O sucesso de Forrest e Myrtle foi tão grande que desde então o Masquerade tornou-se uma prática comum e tradicional da Worldcon tendo espaço para concursos e atrações próprias e em seguida abrangendo os fãs de fantasia e HQ's.

O Masquerade chegou ao Japão nos anos 80 por mei de Nobuyuki Takahashi que ficou encantado com os "costumes" ao visitar uma Worldcon e começou a incentivar a prática do Masquerade no Japão.


Nobuyuki Takahashi
O inicio das aparições dos Masquerade no Japão começaram a acontecer durante as Comic Makers - criadas em 1975.
Nesses eventos os japoneses se fantasiavam com seus personagens favoritos de mangás, animes, games, comics, movies e coisas do tipo, e com o tempo essa prática ficou comum entre os fãs.

Foram os japoneses que deram a denominação que conhecemos hoje: Cosplay (Costume Play ou Costume Roleplay), que veio do inglês e pode ser traduzido como " caracterização de personagem a caráter" ou " fantasia".

Como nada nesse mundo se cria tudo se copia, já dizia o velho deitado. Esse hábito de se fantasiar de seu personagem favorito cresceu e ganhou âmbito mundial.

Atualmente temos competições importantíssimas onde cosplayers do mundo todo se esforçam pra representar seu pais e ser considerado o melhor Cosplayer do Mundo. A mais importante dessas competições é o WCS - Wordl Cosplay Summit. O Brasil ostenta o título de Tri-Campeão, sendo que dois destes títulos foram conquistados pelos irmãos Mauricio e Mônica Somenzari que venceram em 2006 e 2011.


Mônica e Mauricio - Nu Wa e Zhang He do game Warriors Orochi 2

  • COSPLAY NO BRASIL
No final da década de 80 já podíamos encontrar fãs fantasiados nas convenções de Jornada nas Estrelas e Encontros de RPG, mas ainda não eram conhecidos como Cosplays, visto que essa palavra ainda estava começando a se difundir no Japão.

Na década de 90 com a popularidade do anime Cavaleiros do Zodíaco surgiram as primeiras convenções de Anime/Mangá do pais fazendo essa atividade ficar mais popular e já sendo difundida com nome e características semelhantes as japonesas da época.

No inicio as caracterizações eram quase que exclusivamente de personagens de animes, mangás ou games japoneses; mas ao longo dos anos outros públicos foram alcançados como fãs de quadrinhos americanos (HQ's), filmes, séries, livros como por exemplo Harry Potter.


Outra vertente que foi aderida por Cosplayers ( Quem veste o costume) e pelos Cosmakers (Quem fábrica os cotumes). Foi a caracterização de cantores e/ou bandas em sua maioria japonesas, os chamados VK - Visual Key, J. Rockers e afins. Contudo chamar essa vertente de Cosplay é totalmente errado rsrs 
Na próxima postagens vocês saberão porque.


Cosplay de VITSLIP por Lilyan Poema, Bya Campos e Dayanne Áraujo


Atualmente existem cosplayers que passam meses se preparando espiritual e financeiramente para participar das competições organizadas pelos eventos/convenções. Mas também existem aqueles que fazem pela diversão e pela fama, momentânea, que o Cosplay traz.

Existe ainda uma categoria não especificada, mas que sem dúvidas deixa sua marca nos eventos, os ditos CosPobres, que são aqueles que não gastam quase nenhum dinheiro para fazer sua indumentária e acabam por improvisar em quase todos os aspectos usando da criatividade.


Espero que tenham gostado.
Próxima matéria será sobre Harujuku.

Bjundas, povo!



Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious

Gostou dessa dica ? Então assine nosso blog via RSS ou Email
Visite nosso amigos, faça parte do nosso Twitter.

Seja o primeiro a comentar !

Copyright Vish Oia Ai Mah!!: O surgimento dos Cosplayers | Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão Topo da Pagina!!!