Um periférico fundamental - e tão negligenciado - o teclado precisa de cuidados especiais de manutenção para uma boa higiene e para conservar seu bom funcionamento por mais tempo
Algum projetista de hardware, em dado momento, deve ter levado em conta esse problema para elaborar a versão preta do teclado - uma espécie de tapetão do mundo digital, permitindo que a sujeira seja camuflada por mais tempo em baixo dele.
Manter o teclado limpo, no entanto, requer pouco de trabalho e boa vontade e pode ser realizada de tempos em tempos para manter a higiene e o seu bom funcionamento (o excesso de resíduos abaixo das teclas pode fazê-las emperrar).
O que você precisará
Uma boa limpeza deve começar com a separação de alguns itens:- Uma chave de fenda simples, fina;
- Um pano (que não solte fiapos);
- Água;
- Detergente ou sabão neutro;
- Um pouco de álcool isopropílico;
- (OPCIONAL) Um spray de ar comprimido ou um aspirador com entrada pequena.
Fase 1: Desencaixando as teclas
O que você precisa saber é que as teclas são encaixadas sobre a superfície sensível que capta e envia os estímulos para a placa receptora. Dessa maneira, é possível desencaixá-las para fazer sua limpeza (tanto na parte superior como na inferior e nas laterais).
Antes de desencaixar as teclas, tenha certeza de possuir um outro teclado, ou uma foto no celular do teclado atual para usar de modelo na hora de remonta-lo (o aplicativo de teclado virtual do Windows também pode servir de guia).
Desplugue o teclado do computador (ou desligue o computador, no caso de notebooks). Em seguida, desencaixe as teclas com a chave de fendas, da seguinte forma: para os teclados de PCs de mesa, mais antigos, coloque a chave de fenda embaixo da tecla e levante-a, gentilmente, da direita para a esquerda, sentindo o encaixe dela se deslocando.
Importante: não se esqueça de guardar alguma referência para o momento de encaixar novamente todas as teclas. Pode tirar uma foto, ou, ainda, numerar as posições para cada tecla (no seu verso).
O encaixe deste tipo de teclado é reto, diferente do teclado de um notebook, que possui uma estrutura de encaixe mais refinada. Nesse caso, você precisa localizar a trava do encaixe, por debaixo da tecla, e movê-la da direita para a esquerda, sempre com muita delicadeza, pois não queremos quebrar nada.
Fase 2: Lavando as teclas
Agora, você pode lavar as teclas, na água e sabão (ou detergente). Se estiverem encardidas demais, vale a pena deixá-las de molho alguns minutos em água morna, ou ainda utilizar uma escova.Após isso, você pode secá-las normalmente para a etapa de remontagem posterior (lembre-se: a água não afeta as teclas, que são de plástico, apenas causará problemas se entrar em contato com os circuitos elétricos relacionados ao teclado).
Fase 3: O suporte do teclado
Bem, a parte que sobrou do teclado, apenas com os encaixes das teclas, pode ser limpo de diversas formas. Se você possuir um spray com ar comprimido ou um pequeno aspirador, melhor; caso contrário, pode sacudir a poeira no tanque mesmo e depois passar um pano com um pouco de álcool isopropílico sobre a superfície.Após secas as teclas, elas devem ser reencaixadas sobre a superfície de contato do teclado. É um trabalho de paciência oriental, mas tendo em vista que não é uma tarefa a ser realizada diária ou semanalmente, talvez valha a pena em nome da assepsia.
Uma outra alternativa comumente divulgada na internet é abrir o teclado (de PCs de mesa, claro) por trás, retirando os parafusos, desconectar a placa receptora e mandar o periférico para a lava-louça. Não chegamos a testar essa vertente mais radical da faxina, mas, tecnicamente, dá certo. O usuário que quiser testar e dar seu feedback, fique à vontade...
|
Gostou dessa dica ? Então assine nosso blog via RSS ou Email Visite nosso amigos, faça parte do nosso Twitter. |
Seja o primeiro a comentar !