0

Nostalgia: a Historia do Super Nintendo

Nos anos 90 o a maioria das crianças tinha um único desejo, comprar um Super Nintendo, e até hoje as crianças daquela época tem saudades desse incrível aparelho lançado pela Nintendo e que fez a alegria de muitos durante muito tempo.
images

O Super Famicon, como é conhecido no Japão, foi lançado em 1990 e tinha por objetivo bater o seu rival, o Mega Drive, o que em minha opinião, conseguiu!

O vídeo game possuía processador de 16-bits, conseguia colocar até 256 cores simultaneamente na tela, de uma paleta de mais de 32.000 cores; movimentava sprites com efeitos de rotação, zoom e transparência.
No mercado americano o Super Famicon somente chegaria em 1991 com o nome de Super Nintendo Entertainment System, ou para os mais íntimos Super Nintendo, tendo um visual bastante diferente do Super Famicon lançado no Japão, US$ 200 e vinha acompanhado do jogo Super Mario World. Na Europa foi lançado algumas semanas depois e aqui na América do Sul só importando, somente vindo a ser lançado no Brasil em 1993 importado pela Playtronic (empresa que deixou de existir em 1996 ano em que a Estrela abandonou a empresa, que passou a se chamar então Gradiente Entertainment Ltda).

Sobre os jogos.

Na época de lançamento do Snes, devido a demora em chegar ao mercado americano e europeu, o console mega drive já havia conquistado muitos fãs e liderava a o mercado de games na época. Porem a Nintendo almejando o topo destes mercados, começa a lançar jogos que se entrariam para a historia, começando com Street Fighter II, em uma conversão mais do que perfeita para o console da Nintendo. Depois em 1994 a Rare lança um jogo, que em minha opinião, possui a melhor trilogia do Snes, o famoso Donkey Kong Country, jogo que possuía lindíssimos gráficos, com sendo pré-renderizados 3D. Com esse jogo somado a tantos outros, como por exemplo, Super Mario World, The Legend of Zelda: A Link to the Past, Super Metroid, Yoshi´s Island, Mortal Kombat, série Final Fantasy, Dragon Quest, a Nintendo facilmente conseguiu o topo do mercado dos games 16-bits, sendo o Snes o console 16-bits mais vendidos da historia.

images (1)images (2)nostalgia_a_link_to_the_past_01
images (3)
(Alguns títulos famosos lançados para Snes)

Sobre o Mario.
Donkey_Kong
O grande simbolo da nintendo, teve um inicio de carreia sendo coadjuvante no jogo Donkey Kong, um arcade lançado em 1981, nao tendo nem o nome Mario nessa época, sendo nesse jogo o personagem batizado como Jumpman.

Devido algumas limitações gráficas, foi necessário algumas adaptações para que o personagem ficasse bem feito, sobre a roupa e as características do Mario, aqui algumas curiosidades:

Chapéu: Não haviam pixels suficientes para representar os movimentos dos cabelos enquanto Mario pulava, então Miyamoto deu a Mario um chapéu para cobrir os cabelos.

Bigode: De novo, devido a quantia limitada de pixels loteada pelo personagem, Mario tem um grande nariz e um bigode porque Miyamoto queria que as pessoas notassem que Mario tinha um nariz.

Macacões: Para se ver os movimentos dos braço do Mario, seus braços precisavam ser de uma cor diferente de seu corpo. Miyamoto deu a Mario macacões vermelhos para resolver este problema. Mario tinha a camisa azul e macacões vermelhos para Donkey Kong e Donkey Kong Jr. As cores foram trocadas para camisa vermelha e macacões azuis quando Mario Bros. estourou nos arcades.

Sobre os modelos.
Ao todo existem 4 modelos de Snes, a lançada no Japão e com o nome de Super Famicon,
800px-Super-Famicom-Console-Set

o Super Nintendo versão americana
images

modelo da versão europeia
800px-Wikipedia_SNES_PAL

modelo japonês Super Famicon jr.
SuperFamicom_jr

modelo japones do Super Nintendo 2, ou super Nintendo baby
800px-SNES-Model-2-Set

Esses são os 4 modelos existentes de Snes, sendo que do modelo baby para a 1º geração as únicas mudanças foram com relação ao tamanho e a retirada do botão eject no baby, pois talvez a Nintendo tenha percebido a falta de necessidade do mesmo.
Sobre os acessórios.

O Snes, como todo bom console, após seu lançamento contou com muitas “bugigangas” que tornariam a experiência ao jogar mais divertida, pelo menos em teoria.

200px-I-SNES-Mouse-Front
Super NES Mouse

Um dos acessórios mais conhecidos, é o Super NES Mouse, utilizado para os jogos Jurassic Park (opcional), King Arthur’s World (opcional), SimAnt (opcional), Lemmings 2: The Tribes, Mario Paint (obrigatório), Wolfenstein 3D, Doom (opcional) (somente em alguns casos ele era obrigatório)
Outro acessório famoso e a Super Scope, uma especie de arma lançada em 1992. Esse acessório não possuía fios (isso em 1992 era tecnologia de primeira!!) e vinha junto com o jogo Super Scoope 6, sendo que sua falta de sucesso ocorreu devido a inexistecia de compatibilidade com mais jogos. Somente os jogos Battle Clash, Bazooka Blitzkrieg, The Hunt for Red October (usada somente em algumas fases de bônus), Lamborghini American Challenge (utilizando a Super Scope um modo de jogo diferente do original fica disponível), Metal Combat: Falcon’s Revenge, Operation Thunderbolt, T2: The Arcade Game, Tin Star, X-Zone, Yoshi’s Safari e o próprio Super Scoope 6.

snes_scope
Super Scope

O Super Game Boy é outro acessorio existente para Snes, e com ele era possivel jogar cartuchos de Game Boy e alguns de Game Boy Color, no Snes, reproduzindo-o na televisão.
O Satellaview foi um acessorio que somente foi lançado no Japão e era plugado embaixo do Snes, sendo uma especie de modem que possibilitava o download de jogos via satelite. Alem desses acessorios, tambem foram lançados adaptadores para cartuchos americano em consoles japoneses, Carts de código, que permitiam macetes para os games, esse daí é o Action Replay e o adaptador que possibilitava o acréscimo de mais 2 jogadres.
Minha opinião.
joinha
não sou eu, mas tão feio quanto!

Para mim o Super Nintendo, com certeza foi o melhor console 16 bits lançado, seja por seus títulos que marcaram minha infância, seja pela beleza gráfica dos jogos, seja pela nostalgia que ele traz. Até hoje possuo meu Snes e me recuso a me desfazer dele, pois não à coisa melhor do que relembrar os bons momentos jogando Donkey kong, Mario World, entre outros. Aos fãs do Mega Drive, minhas desculpas mas em minha opinião o Snes superou seu rival.

Curiosidades
  • No lançamento do Super Famicom no Japão houve rumores que a Yakuza pretendia roubar os consoles que estavam sendo enviados por navio a noite, para serem vendidos no mercado negro.
  • O Super Nintendo europeu, além de ser lançado dois anos depois do lançamento do japonês, ainda rodava os games 17% mais lento que as versões americanas e japonesas e ainda contavam com largas faixas pretas em cima e embaixo da tela, não sendo em tela inteira.

  • A Nintendo já travou inúmeras batalhas judiciais (perdendo milhões de $$ em muitas delas): contra o lançamento do aparelho Game Genie (que permitia códigos para macetes aos games. A Nintendo perdeu a causa e inclusive fez algumas versões de jogos que queimavam se estivessem encaixados com o Game Genie, como Final Fantasy 3 e Chrono Trigger); por exercer ummonopólio na área dos videogames com contratos com as softhouses que exigiam games somente para as plataformas Nintendo; contra a Samsung que aparentemente fornecia games Nintendo para companhias piratas; esses são apenas alguns exemplos.

  • O presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi comprou 60% do time americano de baseball Seattle Mariners (ele disse ainda que tinha planos de mover a base da Nintendo do Japão para Seattle, mas isso nunca aconteceu).

  • Existe um filme (com atores) de Hollywood chamado Super Mario Bros- The Movie, mas foi um fracasso total.

  • O maior fracasso da Nintendo (além do filme acima citado) tem um nome:Virtual Boy, videogame de realidade virtual criado por Gunpei Yokoi.

  • Square rompe relações com a Nintendo de uma parceria que vinha desde o Nes com o lançamento do N64, juntamente com a produção do novo Final Fantasy que estava sendo criado, e arranja uma nova casa no console da Sony, o Playstation, que usava como mídia o CD (melhores para fazer rpgs) ao invés de cartuchos do N64.

  • A palavra ”Nintendo” é composta de 3 kanjis japoneses, Nin-ten-do, que possuem várias traduções como: “o paraíso abençoa o trabalho duro”; “Deixe a sorte para os céus”; “nós fazemos tudo que podemos, o melhor que podemos, e esperamos os resultados”; “trabalhe duro, mas no final tudo estará nas mãos do paraíso”, entre outras coisas.

  • O game Nosferatu do Snes foi o game mais adiado da história da Nintendo: foi anunciado para 91/92 mas saiu apenas em 1995.

  • O sobrenome de Mario é “Mario”. Isso mesmo, Mario Mario. E ele recebeu esse nome pois na época do lançamento do arcade de Donkey Kong, o personagem (que tinha o nome de Jumpman) era tão parecido com o dono do prédio da Nintendo nos EUA (um italiano, por sinal) que se chamava Mario.

  • A série Metroid sempre fez muito sucesso nos EUA, mas no Japão nunca foi muito popular.
  • Pânico Pokemon: o lançamento do desenho baseado no game provoca inúmeros casos de epilepsia no Japão. Nintendo perde milhões de dólares. O desenho foi adiado várias vezes aqui no Brasil por causa dessa polêmica. Boatos sobre jogos de a Nintendo ter o mesmo efeito se espalhou, o jornal sensacionalista The Sun da Inglaterra teve como título: “Nintendo matou meu filho!”.

 Eu Vi Aqui: 
http://gamehall.uol.com.br/site/a-historia-do-super-nintendo/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Super_Nintendo_Entertainment_System

http://thegamesfromhell.blogspot.com.br/2012/11/a-historia-do-super-nintendo-snes.html




Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious

Gostou dessa dica ? Então assine nosso blog via RSS ou Email
Visite nosso amigos, faça parte do nosso Twitter.

Seja o primeiro a comentar !

Copyright Vish Oia Ai Mah!!: Nostalgia: a Historia do Super Nintendo | Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão Topo da Pagina!!!