
O Super Famicon, como é conhecido no Japão, foi lançado em 1990 e tinha por objetivo bater o seu rival, o Mega Drive, o que em minha opinião, conseguiu!
O vídeo game possuía processador de 16-bits, conseguia colocar até 256 cores simultaneamente na tela, de uma paleta de mais de 32.000 cores; movimentava sprites com efeitos de rotação, zoom e transparência.
No mercado americano o Super Famicon somente chegaria em 1991 com o nome de Super Nintendo Entertainment System, ou para os mais íntimos Super Nintendo, tendo um visual bastante diferente do Super Famicon lançado no Japão, US$ 200 e vinha acompanhado do jogo Super Mario World. Na Europa foi lançado algumas semanas depois e aqui na América do Sul só importando, somente vindo a ser lançado no Brasil em 1993 importado pela Playtronic (empresa que deixou de existir em 1996 ano em que a Estrela abandonou a empresa, que passou a se chamar então Gradiente Entertainment Ltda).
Sobre os jogos.




(Alguns títulos famosos lançados para Snes)
Sobre o Mario.

Devido algumas limitações gráficas, foi necessário algumas adaptações para que o personagem ficasse bem feito, sobre a roupa e as características do Mario, aqui algumas curiosidades:
Chapéu: Não haviam pixels suficientes para representar os movimentos dos cabelos enquanto Mario pulava, então Miyamoto deu a Mario um chapéu para cobrir os cabelos.
Bigode: De novo, devido a quantia limitada de pixels loteada pelo personagem, Mario tem um grande nariz e um bigode porque Miyamoto queria que as pessoas notassem que Mario tinha um nariz.
Macacões: Para se ver os movimentos dos braço do Mario, seus braços precisavam ser de uma cor diferente de seu corpo. Miyamoto deu a Mario macacões vermelhos para resolver este problema. Mario tinha a camisa azul e macacões vermelhos para Donkey Kong e Donkey Kong Jr. As cores foram trocadas para camisa vermelha e macacões azuis quando Mario Bros. estourou nos arcades.
Sobre os modelos.
Ao todo existem 4 modelos de Snes, a lançada no Japão e com o nome de Super Famicon,

o Super Nintendo versão americana

modelo da versão europeia

modelo japonês Super Famicon jr.

modelo japones do Super Nintendo 2, ou super Nintendo baby

Sobre os acessórios.

Super NES Mouse
Outro acessório famoso e a Super Scope, uma especie de arma lançada em 1992. Esse acessório não possuía fios (isso em 1992 era tecnologia de primeira!!) e vinha junto com o jogo Super Scoope 6, sendo que sua falta de sucesso ocorreu devido a inexistecia de compatibilidade com mais jogos. Somente os jogos Battle Clash, Bazooka Blitzkrieg, The Hunt for Red October (usada somente em algumas fases de bônus), Lamborghini American Challenge (utilizando a Super Scope um modo de jogo diferente do original fica disponível), Metal Combat: Falcon’s Revenge, Operation Thunderbolt, T2: The Arcade Game, Tin Star, X-Zone, Yoshi’s Safari e o próprio Super Scoope 6.

Super Scope
O Satellaview foi um acessorio que somente foi lançado no Japão e era plugado embaixo do Snes, sendo uma especie de modem que possibilitava o download de jogos via satelite. Alem desses acessorios, tambem foram lançados adaptadores para cartuchos americano em consoles japoneses, Carts de código, que permitiam macetes para os games, esse daí é o Action Replay e o adaptador que possibilitava o acréscimo de mais 2 jogadres.
Minha opinião.

não sou eu, mas tão feio quanto!
- No lançamento do Super Famicom no Japão houve rumores que a Yakuza pretendia roubar os consoles que estavam sendo enviados por navio a noite, para serem vendidos no mercado negro.
- O Super Nintendo europeu, além de ser lançado dois anos depois do lançamento do japonês, ainda rodava os games 17% mais lento que as versões americanas e japonesas e ainda contavam com largas faixas pretas em cima e embaixo da tela, não sendo em tela inteira.
- A Nintendo já travou inúmeras batalhas judiciais (perdendo milhões de $$ em muitas delas): contra o lançamento do aparelho Game Genie (que permitia códigos para macetes aos games. A Nintendo perdeu a causa e inclusive fez algumas versões de jogos que queimavam se estivessem encaixados com o Game Genie, como Final Fantasy 3 e Chrono Trigger); por exercer ummonopólio na área dos videogames com contratos com as softhouses que exigiam games somente para as plataformas Nintendo; contra a Samsung que aparentemente fornecia games Nintendo para companhias piratas; esses são apenas alguns exemplos.
- O presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi comprou 60% do time americano de baseball Seattle Mariners (ele disse ainda que tinha planos de mover a base da Nintendo do Japão para Seattle, mas isso nunca aconteceu).
- Existe um filme (com atores) de Hollywood chamado Super Mario Bros- The Movie, mas foi um fracasso total.
- O maior fracasso da Nintendo (além do filme acima citado) tem um nome:Virtual Boy, videogame de realidade virtual criado por Gunpei Yokoi.
- Square rompe relações com a Nintendo de uma parceria que vinha desde o Nes com o lançamento do N64, juntamente com a produção do novo Final Fantasy que estava sendo criado, e arranja uma nova casa no console da Sony, o Playstation, que usava como mídia o CD (melhores para fazer rpgs) ao invés de cartuchos do N64.
- A palavra ”Nintendo” é composta de 3 kanjis japoneses, Nin-ten-do, que possuem várias traduções como: “o paraíso abençoa o trabalho duro”; “Deixe a sorte para os céus”; “nós fazemos tudo que podemos, o melhor que podemos, e esperamos os resultados”; “trabalhe duro, mas no final tudo estará nas mãos do paraíso”, entre outras coisas.
- O game Nosferatu do Snes foi o game mais adiado da história da Nintendo: foi anunciado para 91/92 mas saiu apenas em 1995.
- O sobrenome de Mario é “Mario”. Isso mesmo, Mario Mario. E ele recebeu esse nome pois na época do lançamento do arcade de Donkey Kong, o personagem (que tinha o nome de Jumpman) era tão parecido com o dono do prédio da Nintendo nos EUA (um italiano, por sinal) que se chamava Mario.
- A série Metroid sempre fez muito sucesso nos EUA, mas no Japão nunca foi muito popular.
- Pânico Pokemon: o lançamento do desenho baseado no game provoca inúmeros casos de epilepsia no Japão. Nintendo perde milhões de dólares. O desenho foi adiado várias vezes aqui no Brasil por causa dessa polêmica. Boatos sobre jogos de a Nintendo ter o mesmo efeito se espalhou, o jornal sensacionalista The Sun da Inglaterra teve como título: “Nintendo matou meu filho!”.
Eu Vi Aqui:
http://gamehall.uol.com.br/site/a-historia-do-super-nintendo/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Super_Nintendo_Entertainment_System
http://thegamesfromhell.blogspot.com.br/2012/11/a-historia-do-super-nintendo-snes.html
![]() ![]() |
Gostou dessa dica ? Então assine nosso blog via RSS ou Email Visite nosso amigos, faça parte do nosso Twitter. |