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Informações sobre a Modalidades Off-Road



INTRODUÇÃO




 Atualmente o Brasil apresenta vários praticantes de off-road nas suas diversas modalidades: Enduro FIM, Cross Country, Regularidade, Rally e Baja. Mas é muito grande a quantidade de participantes que somente curtem a trilha no final de semana, por curiosidade ou mesmo movidos pelo desejo de participar de provas destas modalidades, e que desconhecem ou têm poucas informações sobre o assunto. 


         Toda essa historia começou no Brasil, em meados de 1978, quando surgiram as primeiras XLs 250, que logo inspiraram os seus usuários a encarar algumas trilhas em São Paulo e Minas Gerais, Alphaville, Pico do Jaraguá, Campos do Jordão e Mairiporã, foram as primeiras trilhas descobertas por esses bandeirantes paulistas do esporte. Em Minas, em 1975, surgiu o primeiro Trail Clube do pais, o TCMG - Trail Club de Minas Gerais. 

         A prática dessa aventura recebeu o nome de "trail" (leia-se treil). Com o aumento de praticantes, surgiu a necessidade de criação de provas de trail, ajudando o crescimento do esporte no Brasil. Ainda em Minas, em 1975, rolou o primeiro Enduro chamado na época de prova de Trail. 

         Depois, com o fechamento das importações e conseqüente falta de motos para a prática do esporte, o enduro perdeu um pouco o seu pique e passou por dificuldades. 

         Os fabricantes nacionais, vislumbrando um novo mercado, lançaram alguns modelos nacionais on/off road (uso misto), como a FS 125 (derivada da CG) e a TT 125 da Yamaha. A seguir surgiram as DTs 180 da yamaha em 81 XLs 250 da Honda em 82. Esses últimos lançamentos impulsionaram novamente a prática do trail no Brasil. Nesta época surgiu então o Enduro de Regularidade. 

         Em 1983 o esporte começou a explodir e vários eventos surgiram pelo país inteiro, como o Enduro das Montanhas e o Independência que chegaram a reunir 800 pilotos em suas provas. 

         O Cerapió / Piocerá uma prova que acontece entre os estados do Ceará e do Piauí e que hoje é considerada pela imprensa especializada brasileira, por pilotos e equipes de apoio, como a melhor prova de regularidade do Brasil! Tudo começou em Abril de 1987, num bate papo informal entre Ehrlich Cordão e Galdino Gabriel, programador de sistemas. No primeiro momento, o Enduro era para ser chamado de Enduro da Integração, na idéia de unir os pilotos dos dois estados pioneiros na prática de enduro de regularidade na região norte e nordeste do país. O papo amadureceu e ficou definido as funções de cada um ; Ehrlich Cordão, cuidaria da parte de marketing e divulgação e Galdino Gabriel, da parte técnica da prova. 

    


 Não podemos nos esquecer também do campeonato paulista de Enduro de Regularidade, patrocinado pela Wrangler e organizado pelos irmãos Bessa. Desse tempo lembramos do Mazinho que era o responsável pelo levantamento da maioria das trilhas. Outro evento que ficou famoso foi o Enduro das Praias, que recebia, juntamente com os demais eventos, cobertura nos principais jornais e canais de televisão. Essas provas reuniam os melhores pilotos de motocross e de enduro, como Álvaro Cândido Filho, o paraguaio. Nesta época outro nome ficou marcado no esporte, o Luizinho da Trilha. Ele teve uma grande participação na evolução do esporte, dando apoio para equipes e pilotos, trazendo e criando novos equipamentos. 


         Outra fábrica que também passou a ter grande participação no mercado nacional foi a Agrale, que passou a lançar modelos que podiam ser utilizadas no fora-de-estrada, como a SX 125, em seguida a SX 200 e a Explorer em 1989, a primeira moto pronta para a prática de enduro. 

         Até então só existia o enduro de Regularidade, mas alguns pilotos mais radicais queriam uma prova mais emocionante na trilha e não queriam praticar do motocross. Esse movimento começou com o Total Moto Clube de Jundiaí em 1983, e recebeu o nome de enduro de Velocidade. As primeiras provas aconteceram na Serra do Japi, promovidas pela Total. João Toledo foi um dos pilotos que mais venceu neste evento. Mas com o passar dos anos, o Velocidade ficou com cara de motocross e aí surgiu o Cross Country, que nada mais era que o antigo Velocidade, em meados de 1997. As primeiras provas de Cross Country foram realizadas pelo nosso amigo Flávio Graná. Atualmente essa modalidade é encontrada em quase todo o país, e breve deveremos ter um campeonato brasileiro. 

         Por volta dos anos 90, antes do Cross Country, outra modalidade surgiu em nossas terras: o Enduro Fim (batizado FIM Federação Internacional de Motociclismo - por seguir os padrões do Campeonato Mundial de Enduro). As provas desta modalidade acontecem por todo o país, existindo atualmente o Campeonato Brasileiro de enduro FIM. 

         Um dos eventos mais fortes do Brasil, e com reconhecimento mundial, é o Rally Internacional dos Sertões. No início dos anos 90, um evento chamou a atenção dos pilotos foi o Rally de São Francisco. Na seqüência surgiu o Rally dos Sertões, com a coragem de Dionísio Maneiros. Como passar dos anos, tornou-se internacional, recebendo grande nomes do esporte mundial, e agora com a nova direção de Marcos Moraes. Hoje o Sertões é o maior rally da América Latina e o quinto do mundo. 

         Um evento que também incentivou o enduro no Brasil foi o Rally paris-Dakar, que atrai a mídia do mundo inteiro e principalmente pela participação de pilotos brasileiros que acaram vencendo a categoria Maratona, como André Azevedo, Kleber Kolberg e Jean Azevedo, Falando de nomes da história do enduro no Brasil, não podemos esquecer do mineiro Bernardo Magalhães que participou de uma temporada completa do Mundial de Enduro com patrocínio da Alfer. Além de outras etapas do mesmo campeonato na temporada seguinte. 

         Procuramos mostrar para vocês um pouco da história do enduro no Brasil com certeza vários nomes ficaram de fora desta história, mas procuramos mostrar em poucas palavras o crescimento do esporte em nosso país.



ENDURO REGULARIDADE

 

O Regularidade é o mais tradicional no Brasil. É o tipo de enduro inventado pelos mineiros nos anos 70 onde os pilotos utilizam planilhas (mapas) para se guiarem, devendo seguir as médias de velocidade estipuladas nas planilhas e penalização (pontos) por segundo de atraso ou adiantamento nos PCs (posto de controle). Já foi muito difundido no país, com equipes de fábrica e tudo mais, mas atualmente ele vem perdendo força comparada às outras modalidades. 


        Mesmo o campeonato brasileiro, que segue as regras do Regularidade, possui algumas deficiências. Ele é realizado praticamente em cima de provas tradicionais do país como o Enduro dos vinhedos, com boa organização, divulgação e nível técnico. 

        Outras provas recebem o mesmo elogio, como o Independência Off-Road (antigo Enduro da Independência), Cerapió/Piocerá e alguns outros.

ENDURO F.I.M.

        A prova é realizada em circuito de trilha previamente demarcada por setas/flechas indicando a direção a seguir. Não se usa qualquer instrumento de navegação na moto, os pilotos têm um tempo máximo para percorrer trechos de deslocamento (que não devem ser fáceis). Durante o percurso enfrentam especiais de velocidade de dois tipos: PEC (Prova Especiais em circuito) e PEL (Prova Especiais em Linha). A primeira normalmente é praticada perto da largada de maneira que possa haver público e a segunda praticada em trilhas.

        Praticado na Europa há pelo menos 80 anos (caramba!!!!!!!!!!), chegou ao Brasil apenas em 1994, através da SMP&B de Belo Horizonte que realizou uma prova demonstração perfeita, com participação de pilotos estrangeiros do primeiro time e tudo mais.

        Repetiu a dose em 1995 e em 1996 realizou uma etapa do Mundial de Enduro muito elogiada pelos estrangeiros.

        A partir daí, as provas e os campeonatos começaram a ser praticada por todo o país.




RALLY


     
  O Rally vai muito bem no Brasil, apesar de termos apenas uma prova durante o ano, o Rally dos sertões. 


        É uma prova extremamente cara para os organizadores e também para os participantes. Por este motivo é muito bom ter poucas provas por ano. O Rally dos sertões, já se tornou no Brasil um exemplo de profissionalismo, a Dunas Race (empresa promotora do evento) escolheu a modalidade mais complicada de se organizar e vem demonstrando através dos anos que com bom senso, profissionalismo e criatividade o esporte dar certo no país. 

        A prova é considerada o maior Rally da América latina e possui um prestígio internacional, com transmissão praticamente ao vivo pela televisão ou com matérias especiais, mostrando uma das mais duras provas do fora-de-estrada.


BAJA


        As diferenças entre o Baja e Rally, são basicamente duas: 


        No Baja não se usam planilhas para se localizar e suas provas são curtas que as de Rally (um ou dois dias no máximo). 


   O baja começou no Brasil apenas em 1998, com o já tradicional "Baja Cipó" em minas Gerais. O esporte foi introduzido pelo nosso amigo, 


Dionísio Malheiro (idealizador do Rally dos Sertões entre muitas outras coisas). Duas copas estão sendo realizadas no Brasil, um é a do Dionísio (Adventure), que é a "Copa Baja Brasil". A outra copa tem um nome estranho, se chama "copa Brasil de Rally". A organização desta copa cabe à Dunas Race (promotora do Rally dos sertões). Ainda não existe um campeonato Brasileiro, mas esta modalidade está só começando no Brasil e já despertou muito interesse dos participantes. A prova mais importante é o "Baja Cipó". A primeira edição (1998) foi um sucesso.




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