INTRODUÇÃO
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Atualmente o Brasil apresenta vários praticantes de off-road nas suas
diversas modalidades: Enduro FIM, Cross Country, Regularidade, Rally e
Baja. Mas é muito grande a quantidade de participantes que somente curtem
a trilha no final de semana, por curiosidade ou mesmo movidos pelo desejo
de participar de provas destas modalidades, e que desconhecem ou têm poucas
informações sobre o assunto.
Toda essa historia começou
no Brasil, em meados de 1978, quando surgiram as primeiras XLs 250, que logo
inspiraram os seus usuários a encarar algumas trilhas em São Paulo e Minas
Gerais, Alphaville, Pico do Jaraguá, Campos do Jordão e Mairiporã, foram
as primeiras trilhas descobertas por esses bandeirantes paulistas do esporte.
Em Minas, em 1975, surgiu o primeiro Trail Clube do pais, o TCMG - Trail
Club de Minas Gerais.
A prática dessa aventura
recebeu o nome de "trail" (leia-se treil). Com o aumento de praticantes,
surgiu a necessidade de criação de provas de trail, ajudando o crescimento
do esporte no Brasil. Ainda em Minas, em 1975, rolou o primeiro Enduro
chamado na época de prova de Trail.
Depois, com o fechamento
das importações e conseqüente falta de motos para a prática do esporte,
o enduro perdeu um pouco o seu pique e passou por dificuldades.
Os fabricantes nacionais,
vislumbrando um novo mercado, lançaram alguns modelos nacionais on/off
road (uso misto), como a FS 125 (derivada da CG) e a TT 125 da Yamaha.
A seguir surgiram as DTs 180 da yamaha em 81 XLs 250 da Honda em 82. Esses
últimos lançamentos impulsionaram novamente a prática do trail no Brasil.
Nesta época surgiu então o Enduro de Regularidade.
Em 1983 o esporte começou
a explodir e vários eventos surgiram pelo país inteiro, como o Enduro
das Montanhas e o Independência que chegaram a reunir 800 pilotos em suas
provas.
O Cerapió / Piocerá uma
prova que acontece entre os estados do Ceará e do Piauí e que hoje é considerada
pela imprensa especializada brasileira, por pilotos e equipes de apoio,
como a melhor prova de regularidade do Brasil! Tudo começou em Abril de
1987, num bate papo informal entre Ehrlich Cordão e Galdino Gabriel, programador
de sistemas. No primeiro momento, o Enduro era para ser chamado de Enduro
da Integração, na idéia de unir os pilotos dos dois estados pioneiros
na prática de enduro de regularidade na região norte e nordeste do país.
O papo amadureceu e ficou definido as funções de cada um ; Ehrlich Cordão,
cuidaria da parte de marketing e divulgação e Galdino Gabriel, da parte
técnica da prova.
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Não podemos nos esquecer também do campeonato paulista de Enduro de Regularidade,
patrocinado pela Wrangler e organizado pelos irmãos Bessa. Desse tempo
lembramos do Mazinho que era o responsável pelo levantamento da maioria
das trilhas. Outro evento que ficou famoso foi o Enduro das Praias, que
recebia, juntamente com os demais eventos, cobertura nos principais jornais
e canais de televisão. Essas provas reuniam os melhores pilotos de motocross
e de enduro, como Álvaro Cândido Filho, o paraguaio. Nesta época outro
nome ficou marcado no esporte, o Luizinho da Trilha. Ele teve uma grande
participação na evolução do esporte, dando apoio para equipes e pilotos,
trazendo e criando novos equipamentos.
Outra fábrica que também
passou a ter grande participação no mercado nacional foi a Agrale, que
passou a lançar modelos que podiam ser utilizadas no fora-de-estrada,
como a SX 125, em seguida a SX 200 e a Explorer em 1989, a primeira moto
pronta para a prática de enduro.
Até então só existia
o enduro de Regularidade, mas alguns pilotos mais radicais queriam uma
prova mais emocionante na trilha e não queriam praticar do motocross.
Esse movimento começou com o Total Moto Clube de Jundiaí em 1983, e recebeu
o nome de enduro de Velocidade. As primeiras provas aconteceram na Serra
do Japi, promovidas pela Total. João Toledo foi um dos pilotos que mais
venceu neste evento. Mas com o passar dos anos, o Velocidade ficou com
cara de motocross e aí surgiu o Cross Country, que nada mais era que o
antigo Velocidade, em meados de 1997. As primeiras provas de Cross Country
foram realizadas pelo nosso amigo Flávio Graná. Atualmente essa modalidade
é encontrada em quase todo o país, e breve deveremos ter um campeonato
brasileiro.
Por volta dos anos 90,
antes do Cross Country, outra modalidade surgiu em nossas terras: o Enduro
Fim (batizado FIM Federação Internacional de Motociclismo - por seguir
os padrões do Campeonato Mundial de Enduro). As provas desta modalidade
acontecem por todo o país, existindo atualmente o Campeonato Brasileiro
de enduro FIM.
Um dos eventos mais fortes
do Brasil, e com reconhecimento mundial, é o Rally Internacional dos Sertões.
No início dos anos 90, um evento chamou a atenção dos pilotos foi o Rally
de São Francisco. Na seqüência surgiu o Rally dos Sertões, com a coragem
de Dionísio Maneiros. Como passar dos anos, tornou-se internacional, recebendo
grande nomes do esporte mundial, e agora com a nova direção de Marcos
Moraes. Hoje o Sertões é o maior rally da América Latina e o quinto do
mundo.
Um evento que também
incentivou o enduro no Brasil foi o Rally paris-Dakar, que atrai a mídia
do mundo inteiro e principalmente pela participação de pilotos brasileiros
que acaram vencendo a categoria Maratona, como André Azevedo, Kleber Kolberg
e Jean Azevedo, Falando de nomes da história do enduro no Brasil, não
podemos esquecer do mineiro Bernardo Magalhães que participou de uma temporada
completa do Mundial de Enduro com patrocínio da Alfer. Além de outras
etapas do mesmo campeonato na temporada seguinte.
Procuramos mostrar para
vocês um pouco da história do enduro no Brasil com certeza vários nomes
ficaram de fora desta história, mas procuramos mostrar em poucas palavras
o crescimento do esporte em nosso país.
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