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#PartiuPedalar Dicas para pedalar e melhorar o seu desempenho

Dicas para pedalar

Dicas para pedalar

Usar a bicicleta é um bom investimento, não apenas para o ambiente (veículo não poluente), mas, sobretudo, para a saúde do usuário. O ciclismo é uma das melhores formas de atividade física. Pedalar exercita o sistema cardiorrespiratório e impõe menos estresse às articulações, podendo ajudar a queimar de 400 a 700 kcal. É uma modalidade de atividade física muito econômica, pois se o indivíduo possuir uma bicicleta a atividade é gratuita e pode ser feita a qualquer hora e em qualquer local!

Dicas para melhorar o seu desempenho, segurança, conforto e diversão:

É absolutamente indispensável o uso do capacete

Escolha um capacete de cor clara e tenha certeza que ele se ajusta adequadamente à sua cabeça
As luvas protegem as mãos no caso de queda
–     Recomenda-se utilizar aquelas que deixam as pontas dos dedos de fora e que têm acolchoamento no centro da mão

Use os freios corretamente

Para exercer a pressão ideal, breque com as suas mãos colocadas no final do guidom
Quando fizer uma freada brusca, enquanto você aperta os freios firmemente, deslize o quadril para a parte de trás do assento. Isto faz com que a traseira da bicicleta fique no chão e você não seja jogado por cima do guidom
Numa descida longa ou em dias chuvosos, não fique segurando os freios. Isto pode aquecer o aro da roda e estourar o pneu. É mais seguro aplicar uma pressão descontínua

Pedalando à noite ou quando a visibilidade é ruim

Use roupas claras e reluzentes
Lembre-se também de ter uma luz traseira (flash) conectada a sua bicicleta ou cinto, para que você seja visto à distância

Guidom e Assento ajustados ao seu tamanho e habilidade

A altura do quadro da bicicleta é muito importante. Para achar o tamanho certo para você, monte na bicicleta fora do banco e coloque os pés no chão: entre a virilha e o tubo do quadro deve haver um espaço livre de 2,5 a 5 cm numa bicicleta para estrada e de 5 a 8 cm numa mountain bike
A altura correta do guidom é de 2,5 cm abaixo do topo do assento. O guidom deve ter a mesma largura dos seus ombros. Se você sentir dor no pescoço ou nas costas experimente usar o guidom um pouco mais alto
Se você não for um ciclista experiente ou atleta, não use aquele guidom aerodinâmico em forma de “V”. Caso contrário, você ficará numa posição muito anteriorizada e terá mais chances de sofrer lesões/acidentes
Para verificar a altura correta do assento: sente e posicione o pé no pedal, na fase mais baixa da pedalada, o seu joelho deve ficar levemente flexionado. Se o seu joelho estiver bastante flexionado, o assento está muito baixo. Se o seu joelho ficar totalmente estendido ou você tiver que tombar o corpo para alcançar o pedal, o assento está muito alto.
Assentos duros e estreitos, próprios das bicicletas de competição, são desconfortáveis, principalmente para mulheres que têm os ossos do quadril mais largos do que dos homens. Compre assentos mais largos e acolchoados com gel

Prevenindo Lesões, Dores Musculares e Problemas na Pele

Não pedale em alta velocidade por longos períodos de tempo. Você pode sobrecarregar as articulações dos joelhos e sofrer lesões
Troque para a marcha lenta e realize pedaladas mais rápidas quando desejar fazer exercícios mais vigorosos, assim os seus joelhos serão menos sobrecarregados
Na subida troque as marchas para manter o ritmo normal de pedalada e, depois de uma subida longa, não deixe de pedalar, assim você facilita a remoção do ácido lático dos músculos
Mantenha sempre seus braços relaxados e não trave seus cotovelos. Esta técnica ajuda a absorver melhor o impacto contra as lombadas e buracos da rua
Use uma bermuda confortável, mas, justa o suficiente para não permitir dobras ou sobras de tecido que possam irritar a pele. Para uma proteção extra escolha bermudas com preenchimento, para absorver melhor o suor
Durante o dia, independente do horário, utilize filtro solar no rosto e nas demais partes do corpo expostas à radiação do sol
Evite pedalar, por um longo período de tempo, com as mãos na parte mais baixa do guidom. Isto pode provocar cãibra nas mãos, ombros e pescoço
Mude suas mãos e corpo de lugar com freqüência. Isto modifica a angulação de suas costas, pescoço e braços e assim diferentes músculos serão exercitados

Bom senso na estrada é fundamental

A bicicleta é um veiculo. Portanto, é obrigatória a obediência e o conhecimento de todos os sinais de trânsito
O uso da ciclovia ou ciclofaixa é obrigatório. Quando não existirem, pode-se utilizar o acostamento ou a faixa de rolamento no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via
Constituem infrações ao Código Nacional de Trânsito:
  • conduzir a bicicleta fazendo malabarismo, equilibrando-se apenas em uma roda ou sem segurar o guidom com ambas as mãos, salvo eventualmente para indicação de manobras
  • conduzir passageiro fora da garupa ou do assento especial a ele destinado; transitar em vias de trânsito rápido ou rodovias, salvo onde houver acostamento ou faixas de rolamento próprias; e, transportar crianças que não tenham condições de cuidar de sua própria segurança
Use sinais de mão para alertar os motoristas sobre mudanças de direção que você pretende fazer
Faça contato visual com os motoristas, principalmente quando você entra numa interseção ou quando for virar à direita ou à esquerda, pois assim eles sabem as suas intenções e você sabe se eles viram você
Não pedale ao lado de outro ciclista e fique atento quanto às tampas de bueiros, óleo e areia na pista e pedras que podem fazer você escorregar e cair
São equipamentos obrigatórios nas bicicletas: campainha (buzina), sinalização noturna dianteira e traseira, lateral e nos pedais e retrovisor do lado esquerdo
É recomendado também transportar um estojo de primeiros socorros, câmara de ar sobressalente e um bomba para encher os pneus
Faça uma revisão periódica em sua bicicleta: verifique os freios e a calibragem dos pneus; observe e corrija, se necessário, folgas das partes móveis como a roda, caixa de direção e pedais
Não use fones de ouvido. Eles podem bloquear sons que você precisa ouvir para dirigir sua bicicleta defensivamente


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