0

Treino de perna


Treino de perna

Treino de perna, o mais cabulado pelos homens e o mais desejado pelas mulheres. Treinar pernas é tão importante como qualquer outro músculo, afinal, são elas que nos transportam e suportam nosso corpo. 
Apesar de entendermos perna como coxa, panturrilha e pé, nesse artigo eu vou falar apenas da região da coxa.
Podemos dividir a coxa em anterior e posterior, mais comum de visualizarmos nos treinos, apesar de separarmos ela dessa forma, em alguns exercícios vamos ver a ativação de ambos.
Os músculos da coxa, assim como o ombro fazem vários movimentos, temos o movimento do joelho (flexão, extensão e rotações) e o movimento do quadril (flexão, extensão, rotações, abdução e adução).
Não vou separar cada músculos e  falar de todos e seus movimentos, mas se você quiser saber mais sobre cada músculo e seu movimento recomendo esse link de anatomia.

Exercícios para treino de pernatreino de perna

Vamos ver alguns exercícios para um treino de perna:
Cadeira extensora e a flexora: clássica em academias, o movimento é concentrado na articulação do joelho, na extensora trabalhamos unicamente o quadríceps, músculos anteriores da coxa, temos que estender a perna ao máximo e flexionar segurando a carga, movimento simples.
Temos algumas variações como em isometria (sem movimento da articulação) muito usada para quem tem condromalacia patelar, outra variação é o unilateral, isso quer dizer fazer uma perna e depois a outra, esse exercício é importante para se ganhar equilíbrio muscular evitando que uma perna fique mais forte que a outra.
Na cadeira flexora trabalhamos os isquiotibiais, músculos posteriores da coxa, também encontramos as duas variações citadas acima. O movimento é flexionar o joelho e estender vagarosamente, a extensão do joelho deve ser completa, além do maior recrutamento de fibras, evita-se encurtamento e futuras lesões.treino de perna
Agachamento e Leg press: Ambos nunca faltam em um treino de perna, o exercício exige das duas articulações, joelho e quadril. O agachamento possui inúmeras variações, esse exercício é para alunos mais avançados, pois exige a coordenação de vários músculos ao mesmo tempo.
O agachamento dá enfase em quadríceps, mas também temos ativação dos posteriores de coxa e glúteo e, se for o agachamento profundo (descida máxima), veremos uma maior exigência desses músculos.
No Leg Press veremos uma ativação maior do quadríceps e menor nos isquiotibiais e glúteo, comparado ao agachamento pois seu movimento é mais restrito, sendo impossível fazer um movimento menor que 90º. Além de não ter quase nenhuma ativação da musculatura lombar.
O que podemos ver é que Leg Press parece ser menos eficiente que o agachamento. Não! Ambos são ótimos exercícios, porém Leg Press eu passaria para alunos que estão iniciando e precisam ganhar certa força e coordenação muscular para começar a agachar ou para alunos com dores ou encurtamento lombar.treino de perna stiff
O agachamento é um ótimo exercício, mas deve ser feito quando já se possui coordenação e força muscular, em alguns lugares que não possui o Leg Press é possível fazer variações do agachamento, como na bola encostado na parede ou o livre no banco.
Stiff:  um dos movimentos dos isquiotibiais (músculos posteriores da coxa) é a extensão do quadril, juntamente com o glúteo, nesse exercício fazemos exatamente esse movimento, assim deve se concentrar para não mover os joelhos e nem a coluna que deve se manter sempre ereta.
Stiff também pode ser feito unilateral, levantando um perna, ótimo para adquirir força e equilíbrio.
Adução e Abdução:  exercícios evitados pelos homens porém muito importante, adutores e abdutores fazem o movimento de abrir (abdução) e fechar (adução) a perna, imagine em um jogo de futebol, você abre a perna para não deixar aquela bola escapar e sente uma forte dor na virilha, esse é seu adutor que não teve força para manter sua perna esticada e agora está lesionada.
No exercício de adução e abdução com caneleira ou polia, deve-se manter a ponta do pé sempre direcionado para frente do corpo, porque ao virar a ponta do pé, mudamos a musculatura envolvida.

Dicas para seu treino de perna

Algumas dicas para quando for fazer treino de perna:
– aqueça bem todas as articulações – no agachamento, por exemplo, muitas articulações são envolvidas, como tornozelo, joelho, quadril e coluna;
– Posicionamento – por ter muitas articulações envolvidas é importante prestar atenção no posicionamento que vai do pé até o quadril e durante a execução procure se olhar no espelho para manter a postura adequada;
– Amplitude – apesar de amplitude aumentar o recrutamento de fibras e ser mais eficiente, deve se tomar alguns cuidados, pessoas com restrições, iniciante e com pouco alongamento deve evitar ou ir gradualmente praticando esse exercício, para não provocar ou piorar lesões.
-Sequência de exercícios – há várias formas de periodizar um treino de perna, é importante que se mantenha a sequência montada por seu professor. Como vimos os músculos da perna são capazes de fazer vários movimentos, para que se tenha um melhor rendimento o treino deve conter essa lógica para um exercício não afetar o outro.
Essas foram algumas dicas para seu treino de perna, se tiver alguma dúvida ou mais dicas, comente!


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious

Gostou dessa dica ? Então assine nosso blog via RSS ou Email
Visite nosso amigos, faça parte do nosso Twitter.

Seja o primeiro a comentar !

Copyright Vish Oia Ai Mah!!: Treino de perna | Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão Topo da Pagina!!!