0

Comprar uma bicicleta – Dicas para escolher sua bike


Comprar uma bicicleta – Dicas para escolher sua bike
Você sabe como comprar uma bicicleta? A bicicleta pode ter várias funções, transporte, lazer, esporte e treino. Pode ser rápida, confortável, pesada, leve são tantas opções. 
Toda vez que estamos passeando na rua, de carro ou mesmo a pé, e vemos alguém andando de bicicleta dá uma vontade louca de pedalar também não é?
Aquela sensação de liberdade, vento no rosto, fazendo exercício enquanto se diverte, etc fazem com que fiquemos doidinhos por uma “Bike”. Daí, por impulso, você vai lá e compra a mais barata, ou a mais bonita, ou aquela do seu amigo/amiga que não está sendo usada ou até pega uma emprestada por algum tempo… Ledo engano.
Sou um amante do pedal e desde que me conheço como gente, pedalo. Graças ao meu querido pai, tenho um histórico de 42 anos de muita pedalada (tenho 47 hoje) e muitos destes anos junto com ele.
Minha intenção com este artigo é alerta-los caso queiram se embrenhar  no mundo ciclístico e de forma alguma estimulá-los. Pedalar é uma delicia e se você que está lendo já pedala sabe do que estou falando.

Dicas para comprar uma bicicleta

Vamos aos cuidados para evitar futuras lesões:
Existe uma quantidade enorme de medidas e combinações de medidas em nosso corpo: comprimento das pernas (cavalo), dos braços, do tronco, tamanho do pé que gera uma quantidade de combinações no mínimo intrigante, explico.
Você já deve ter visto pessoas com o tronco curto e as pernas compridas. Também já deve ter visto o contrário, pernas curtas e tronco comprido, sem contar os braços…
O ponto é: como os fabricantes de bicicleta fazem para suprir essa quantidade de estereótipos diferentes? Criando tamanhos diferentes. Mesmo assim fica difícil saber qual altura do guidão, altura do selim (banco), distância entre ambos, “mesa” mais curta ou longa, corretos para cada corpo.
Pra piorar (melhorar na verdade) ainda temos: bicicletas Speed (estrada), mountain bikes (MTB), híbridas e as contra relógio (Time trial) específicas para triathlons. Ufa!
Ainda bem que inventaram uma coisa chamada “Bike Fit”, que pega todas estas medidas do seu corpo e com alguns cálculos consegue determinar: qual tamanho da bicicleta/quadro você deve comprar, bem como as alturas e distâncias que devem ser utilizadas. Evitando assim futuras lesões para os praticantes deste esporte/modalidade/meio de transporte/lazer que é a bicicleta.

Tabela de medidas para bicicleta

De uma olhada nesta tabela básica, antes de comprar uma bicicleta.
Altura                Speed             MTBcomprar bike
160 – 165          47 – 51            14
165 – 170         51 – 53          16 – 17
170 – 175         53 – 55            18
175 – 180         55 – 57        18 – 19
180 – 185         57 – 59            20
185 – 190         59 – 61         20 – 22
190                        61                22
Pedalar com os joelhos muito flexionados (banco baixo), pode machucar suas patelas e seus meniscos (joelhos).
Pedalar com os joelhos completamente estendidos (retos, banco alto), pode dar lesões nos “tendões de Aquiles” e na pubis (região inferior do seu tronco).
Pedalar muito longe do guidão (quadro grande ou mesa grande), seu corpo ficará muito inclinado, pode dar lesões nos ombros, punhos e região lombar.
Como puderam observar é importante procurar algum profissional especializado (Bike Fitter), ou que conheça muito bem sobre anatomia humana que possa te ajudar a escolher o modelo adequado ao seu corpo, independente do tipo de bicicleta.
Futuros ciclistas, sejam muito bem vindos. O veículo do futuro já foi inventado faz tempo. Agora você sabe como comprar uma bicicleta!
P.S. utilize capacete e equipamentos de proteção (luvas). Se for pedalar a noite: luzinhas na frente e atrás de sua “MAGRELA”
Abraço e bom passeio!


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious

Gostou dessa dica ? Então assine nosso blog via RSS ou Email
Visite nosso amigos, faça parte do nosso Twitter.

Seja o primeiro a comentar !

Copyright Vish Oia Ai Mah!!: Comprar uma bicicleta – Dicas para escolher sua bike | Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão Topo da Pagina!!!